A incrível Turquia Parte III: Pamukkale

Oi pessoal! Como prometido, o post de hoje será sobre Pamukkale na Turquia, um lugar também imperdível e que fecha sua trip com chave de ouro!
Pamukkale ou “castelo de algodão” em turco, é uma região declarada como patrimônio mundial da Unesco. Fica bem próxima à Denizli (mais ou menos 20km), porta de entrada de Pamukkale para quem vai de avião.
Este passeio vale realmente a pena fazer e você precisa apenas de um dia e uma noite para conhecer o famoso ponto turístico de lá.
- Como chegar
Como comentei no post anterior, acabamos indo de ônibus da Cappadocia para Pamukkale, pois a passagem de avião já estava muito cara. Compramos o bilhete em Goreme (Cappadocia) e fizemos uma viagem noturna com duração aproximada de 10 horas.
Confesso que a viagem não foi a mais confortável da minha vida. Os ônibus não são leitos, pelo contrário, não possuem nem banheiro! Porém, oferecem água, muitos “pitstops” rápidos e uma experiência interessante, já que você passa por lugares inusitados, totalmente fora da rota turística, para ter uma idéia, nem placas em inglês tem!
Chegamos em Pamukkale por volta de 6 da manhã. Como lá não é o destino final do ônibus, você precisa avisar o motorista que descerá em Pamukkale, assim ele avisa quando chegar. O ônibus te deixa em frente a uma agência de viagem, que finaliza o rolê te levando para o hotel de van.
- Hotel
Ficamos no Hotel Vênus, que tem uma ótima localização, preço bom, delicioso café da manhã e quartos honestos. Os terraços ficam a apenas 10 minutos de caminhada do hotel.
- Hierápolis e Pamukkale
O complexo abriga as ruínas da antiga cidade de Hierápolis e os famosos terraços branquinhos com piscinas termais “azul bebê”, de origem calcária. Você paga cerca de 20 TL no ingresso e pode ficar quanto tempo quiser.
Inicie sua caminhada explorando as ruínas. Pegue o mapa na bilheteria, que indica por onde ir e o que era antigamente cada uma das ruínas. Outra boa dica é usar o app Citymaps2go, que eu já falei que é bapho em um outro post! Mas atenção: para o aplicativo funcionar offline você precisa baixar a cidade antes de ir para lá!
Na sequência, vá para a Piscina da Cleópatra. Paga-se a parte, cerca de 30TL e lá você poderá nadar nas águas termais para relaxar um pouco, comer alguma coisa e até tomar um solzinho! Dizem que suas águas termais têm propriedades medicinais e que a “Diva” realmente banhava-se por lá, por isso o nome da Piscina.
Por fim, continue sua caminhada em direção das lindas e branquinhas piscinas termais dos terraços de travertino. Sério, neste momento você vai esquecer completamente a noite mal dormida que teve durante a sua viagem de ônibus! A visão de lá é realmente incrível e vale cada minuto!
- Algumas dicas baphonicas para seu passeio
– Vá com roupas confortáveis, tênis, óculos de sol e roupa de banho por baixo;
– Itens importantes da mochila: chinelo, garrafa de água, toalha, pente de cabelo, artigos pessoais e uma muda de roupa seca.
– Uma GO PRO fará a diferença neste rolê;
– Uma mochila de hidratação cairá perfeitamente neste passeio. Dependendo da época faz muito sol e calor e, como você caminhará muito pelas ruínas, será necessário repor bastante a hidratação. Se não tiver a mochila, leve pelo menos uma garrafinha de água com você, afinal só encontrará pontos de venda na Piscina da Cleópatra (até lá já estará desmaiando de sede).
– Cuidado ao caminhar pelas ruínas de Hierápolis. Por ter bastante mato e ser um terreno muito seco, tem cobras! Cruzei com uma por lá.
– As piscinas naturais são maravilhosas e têm uma temperatura bastante agradável! Mas prepare-se para encarar uma pele extra seca e um cabelo “palha” depois! Portanto, não deixe de levar um bom condicionador e hidratante para esta trip, assim você dá “aquele trato” chegando no hotel!
Pegue o mapa do complexo e comece explorando as famosas ruínas de Hierápolis!
Dê uma boa relaxada nas águas termais da Piscina da Cleópatra!
Não deixe de entrar nas piscinas dos terraços também! Só prepare-se para encarar o cabelo duro depois, rs!
Em alguns trechos você encontra uma espécie de banheira com água corrente! Dá até para receber uma bela massagem nesta “hidro” natural!
E depois de um dia incrível como este, finalize com um jantarzinho gostoso e um drink! Há vários restaurantes pitorescos por lá!
Espero que este post ajude! Confira aqui o roteiro na íntegra, este é para imprimir e levar na sua trip!